Rotas, ciclo rotas e circuitos bacanas para conhecer a Europa de bike

“Estar perdido é bom. Significa que há caminhos”

(Mia Couto)

Como eu já contei por aqui, uma das melhores e das piores experiências que tive durante a viagem foi a de me perder. Sim, estar perdida muitas vezes foi um estresse, afinal eu tinha uma data certa para chegar ao meu destino final. Mas graças ao meu plano de seguir com um track de GPS ter dado errado, eu pude conhecer diversas rotas incríveis para se pedalar que eu sequer imaginava que existiam.

Vejo que muitas pessoas que querem fazer uma ciclo viagem encontram poucas informações sobre rotas para se pedalar. Se esse é o seu caso, eu separei algumas das rotas muito legais que pedalei e recomendo super conhecê-las.

Hoje quando penso sobre a viagem e sobre o meu planejamento inexperiente, talvez a primeira coisa que eu mudaria seria: fazer somente uma rota e seguir por ela, do que simplesmente traçar um ponto inicial, um ponto final, pegar uma bicicleta, um track de GPS e seguir. A Europa, como eu já falei aqui, não é uma grande ciclovia. E por mais que os carros respeitem muito um ciclista mesmo na estrada, nem sempre é tão simples viajar por elas. Além de algumas restrições para a circulação de ciclistas em auto estradas, a sinalização de cada país é um mundo a parte.

Acho que a grande vantagem de pedalar pela Europa é que rotas exclusivas são uma realidade por lá. Então, porque não aproveitá-las?

Ronda Verda

Saindo da Espanha, em Barcelona, essa foi a primeira rota exclusiva para bicicletas que eu conheci. Ela na verdade não é uma rota, mas sim um circuito que passa pelos arredores de Barcelona, combinando tanto áreas urbanas quanto parques e áreas verdes. O circuito tem no total 72 km e é também conectado à outras rotas de longas distâncias. Não pude fazer o circuito todo e utilizei a Ronda Verda apenas para sair de Barcelona, mas valeu muito a pena.

Existe um site bastante completo sobre esse circuito, com informações em catalão e inglês o qual recomendo o clique.

foto 4 (12)

EuroVelo

A EuroVelo é um projeto envolvendo uma rede de rotas de longas distâncias que cruzam diversos países europeus. O projeto irá ficar definitivamente pronto em 2020 e contará com uma rede de 70.000 quilômetros cicláveis. Muitas das rotas ainda não estão finalizadas, mas pelo site você pode ter uma ideia dos trechos que estão em andamento, que estão funcionando e que ainda não estão prontos.

Entre o final da Espanha e em boa parte da França enquanto seguimos próximos ao Mediterrâneo, tive a oportunidade de viajar pela EuroVelo 8. Não contive as lágrimas ao ver tantas famílias com crianças e casais de idosos viajando de bicicleta. Fiz um vídeo de qualidade bastante questionável (eu sei) onde filmei um trecho dessa rota, boquiaberta e emocionada por me dar conta de que viajar de bicicleta é algo tão simples e tão complexo ao mesmo tempo.

Se quiser saber mais sobre a EuroVelo: clique aqui. As informações do site estão em inglês, mas você pode traduzi-las, se o seu navegador for o Google Chrome.

foto 3 (12) foto 4 (13) foto 2 (13) foto 1 (15)

Via Rhona

Quando sai do litoral e o Mediterrâneo ficou para trás, próximo a Avignon conhecemos a Via Rhona. Uma rota que segue junto ao rio Ródano, um dos principais rios da França, passando pela Suíça e terminando no Mediterrâneo. Em em alguns trechos esse rio funciona como uma hidrovia. É um rio azul e largo, que às vezes parece um mar.

A via Rhona liga os Alpes suíços ao Mediterrâneo. Viajamos por ela até próximo à Lyon. De lá seguimos por outras rotas pequenas até Macon. A Via Rhona é uma rota que permite facilmente uma viagem de um mês e pode ser feita sem grandes dificuldades.

Se você entrar no site, vai ver que eles têm muita informação sobre a rota, que vai desde o tipo de itinerário, o tema (sim, se você gosta de castelos ou vinhos, existe uma rota especial para você!) e o nível (intermediário, expert e família).

Boa parte da rota você viaja ao lado do Rio Rhone com muita natureza, mesinhas para parar e comer e pontos para abastecimento de água e banheiro. Vale a pena conhecer.

foto 3 (13) foto 2 (14) foto 1 (16)

Voie Verte Trans-Ardennes

A Voi Verte Trans- Ardennes é uma rota pequena, de mais ou menos 80 quilômetros, que liga a França a Bélgica. Ela começa exatamente na cidade de Charleville Mézières e termina em Namur na Bélgica. Foi uma das rotas mais bonitas que pedalei e impressiona pelo verde e pelas florestas ao redor. Sabe aquelas florestas que os irmãos Grimm descreviam nos contos de fadas? É exatamente por elas que você pedala.

Fiz mais um vídeo de qualidade questionável, mas pelo silêncio e pelo verde, vocês podem sentir a paz do lugar.

Mesmo sendo uma rota curta, que pode ser completada em um dia, recomendo visita-la se você tiver a oportunidade.

Mais informações sobre a rota, você pode clicar aqui.

foto 3 (14) foto 2 (15) foto 1 (17)

Knooppunten

O Knooppunten na verdade é um sistema de ciclo rotas presente na Bélgica e na Holanda. Por ele você não viaja dentro de rotas fechadas e exclusivas para a bicicleta como na França, mas viaja por rotas bem tranquilas passando por cidades, parques e lugares deliciosos para pedalar.

O Knooppunten funciona quase como um ligue pontos. Através dele você escolhe seu ponto de partida e seu ponto de chegada e pelo site ele te guia através de números. Durante todo o caminho você encontra placas com números e com a rota do site você segue por aquele que te leva ao seu destino. É muito fácil e tranquilo de usar e dificilmente você se perde com ele.

Para quem tiver curiosidade o site do sistema de ciclo rotas esta aqui. Você também pode utilizar a ferramenta do tradutor do Chrome, caso use ele como navegador, já que o site esta em flamengo (acho).

foto 4 (14) foto 3 (15) foto 2 (16) foto 1 (18)

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s