7 vídeos para você (ciclo) viajar sem sair de casa

Há duas semanas fui com um grupo de amigos fazer uma rota cicloturística chamada “Caminho do Sal” aqui na região da grande São Paulo mesmo. Quando dei de cara com a estrada, eu, a Evita e a estrada, me dei conta de que estava morrendo de saudades disso: de botar uma bicicleta na estrada e pedalar como se não houvesse amanhã!

São muitas as coisas que me fascinam em viajar de bicicleta, mas acho que a principal é: viajar te permite relativizar as coisas. Na medida em que os quilômetros vão passando, tudo vai passando também. Sobra você e o caminho. E por isso tantas coisas ganham e perdem o valor. Por isso que a vida fica mais simples e mais gostosa também.

Mas aí eu voltei para São Paulo e antes de me deprimir no meu apartamento sem horizonte (já que um novo prédio cresce aqui do lado!) eu resolvi escrever esse post e colocar nele os 7 vídeos que me inspiraram muito enquanto estou aqui em casa, planejando a próxima viagem…

Para quem quer tomar coragem, ou para quem simplesmente quer viajar um pouquinho sem sair do lugar, eu recomendo esses sete cliques, na sequência, para ter overdose mesmo…

Ajeitem os alforjes imaginários e boa viagem, meus amigos!

1. The places in between                                            

Esse vídeo certamente é um dos meus favoritos! Ele foi gravado por Pete e Alice Mc Neil durante uma ciclo viagem feita pelo casal da Inglaterra até a Nova Zelândia. A viagem, que durou cerca de dois anos, foi na verdade uma lua de mel prolongada onde o casal se propôs a experimentar a liberdade e um estilo de vida simples. No blog, o casal relata que a viagem tinha como propósito experimentar tudo o que pudessem juntos pelo mundo. É de suspirar! Em especial, porque as imagens falam não somente das coisas boas de uma cicloviagem, mas também dos perrengues e dos aprendizados.

Para quem sonha em encontrar um parzinho para se aventurar pelo mundo em duas bicicletas, pode clicar que o vídeo é realmente inspirador!

2. Três anos em três minutos

Descobri o blog do Javier pelo Facebook. Ele é um ciclo viajante espanhol que agora esta fazendo sua empreitada pela África. Entre encontros com gorilas e relatos emocionantes, viajo junto com esse moço, que eu mal conheço. Mas gosto demais!

Adorei esse vídeo desde que vi a primeira vez e ele me inspira muito a chegar a lugares remotos do mundo com uma bicicleta. Para quem quer paisagens exóticas, lugares extremos e um pouco de emoção, três minutos dá para viajar bastante. É só clicar!

3. Mulheres também podem!

Martina e Monika são duas alemãs que se conheceram na estrada viajando de bicicleta. Nesse vídeo, elas compartilham um pouco da experiência sobre a viagem de três anos desde Ushuaia (América do Sul) até o Alaska (América do Norte) em uma bicicleta. Esse foi o primeiro vídeo de duas mulheres viageiras que assisti e me emocionei muito. Para mim foi um dos vídeos que me fez pensar “não pode ser tão assustador como parece”. Dentre as muitas coisas inspiradoras que elas relatam, essa frase da Martina é a que gosto mais: “Em uma viagem de bicicleta as coisas pequenas te fazem feliz e você esquece os grandes problemas desse mundo. É disso que eu gosto.”

Eu também!

Para conferir o vídeo é só clicar aqui! E os blogs da Monika e da Martina estão disponíveis aqui e aqui!

4. I believe there’s a better way!

Andre Fatini é um brasileiro que esta fazendo sua cicloviagem do Alaska para o Brasil com a sua bicicleta. Assisti a esse vídeo no último encontro do Clube de Cicloturismo e achei muito muito muito inspirador! Em especial pela trilha sonora, já que eu sou muito fan do Ben Harper.

Para quem acha que tem um jeito melhor para tudo nessa vida e que felizes são aqueles que sabem se aventurar por ela, clica aqui, meu amigo, clica!

5. A síndrome do eterno viajeiro

Pois é, se você assistir esse vídeo e se identificar muito, pode ser que o bichinho que morde essas pessoas que são apaixonadas por viagens tenha também te mordido. Por isso cuidado! É possível que depois de terminar o vídeo, você já saia por ai, pesquisando alguma oferta de passagem…

Esse vídeo foi gravado pelo Ruben e Lúcia, um casal de espanhóis que viajou pelo mundo de mochila. Mesmo sem o item “bicicleta” presente nesse vídeo, acho que ele traduz de uma forma muito sincera e bacana essa síndrome maldita que nos faz querer viver a cada momento como se o futuro não fosse planejável além do hoje.

O blog do casal é muito bacana em especial pela honestidade com que escrevem sobre a real de uma viagem. Vale o clique!

6. O que é uma viagem de bicicleta?

“Uma viagem de bicicleta não é se trata sobre uma bicicleta, se trata sobre ir devagar… é sobre explorar seu próprio país e vê-lo pela primeira vez.”  É assim que esse vídeo começa e acho que só por esse começo, ele já vale o clique. É um dos vídeos mais lindos que já assisti descrevendo e falando sobre o real sentido de viajar de bicicleta. “Uma viagem de bicicleta é sobre se perder, para se encontrar”.

Esse vídeo também foi gravado por um casal , Russ e Laura, que começaram viajando em 2009 e pedalaram 18,000 milhas em torno dos Estados Unidos e Nova Zelândia. Desde 2012 eles escrevem nesse site lindo aqui e promovem a cultura da bicicleta por onde quer que passem.

Sem mais descrições, vai. Vale a pena assistir!

7. O bonito do caminho

Ismael e Karina são um casal muito divertido que viaja de bicicleta com uma pequena cachorrinha, a Estopa. Acompanhei pelo Youtube as aventuras deles e do cão na viagem de bicicleta que fizeram de Florianópolis ao Uruguai. Além da experiência inusitada de viajar com um cachorro, os vídeos valem pelo bom humor do casal. É bem difícil assistir aos vídeos e ficar sério o tempo inteiro. Também acho bacana o jeito “roots” que eles viajam mostrando que não é preciso um mega equipamento, mas sim muita vontade e criatividade na hora de viajar.

Vale o clique para descobrir o que de bonito há no caminho deles!

E aí? Gostou das dicas? Se sim e quiser compartilhar outros links de vídeos que te inspiram, os comentários estão aí para isso mesmo! Se quiser contar o porquê eles te inspiram, vou adorar também!

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s