Quem tem medo de freio a disco?

Os freios, nesse vasto mundo das peças de uma bicicleta, sempre foram uma questão para mim, especialmente se tratando de cicloviagens. Sempre usei o V-brake, pois acredito que, como a manutenção é mais fácil e você mesmo pode regular, eles te garantem maior autonomia. Porém, sempre tive aquela dúvida: será que o freio a disco vale a pena para viajar?

Fui pesquisar a questão e, ao final, não achei uma boa resposta para afirmar ou defender o uso do V-brake ou do freio a disco. Ambos apresentam vantagens e desvantagens em uma cicloviagem. Porém, consegui reunir aqui alguns motivos, que podem ajudar você a chegar a sua própria conclusão.

Conversei com muitos cicloviajantes que, na maioria, me afirmaram que usam o freio a disco e nunca tiveram problemas com ele. Porém, recentemente recebi um cicloviajante argentino, que segue rumo ao Alaska, e me deu um bom motivo para usar freios a disco: para bicicletas muito carregadas, a precisão da frenagem evita que a bicicleta escorregue ou mesmo não freie devido ao grande peso… Vale considerar.

Eu, em todo caso, não consigo lidar com a ideia de que um freio pode necessitar de uma manutenção especializada em caso de perrengue. Isso para mim pode se transformar em um pesadelo em uma viagem e, acho que prefiro evitar. Por isso ainda continuo com o meu velho e bom V-brake nosso de cada dia.

Mas, cada um com o seu freio, não é mesmo?

Para quem usa o V-brake e quer aprender a regular seu próprio freio, o Projeto Chave Quinze tem umas dicas bem bacanas aqui. E, sim! Mulheres também devem colocar a mão na massa!Freios Cicloviagem (1)

Que tipo de freio você usa para viajar? Já se viu em apuros com ele? Deixe seu depoimento de terror ou de amor pelos seus freios! Quero saber!
Gosta do conteúdo desse blog? Seja um apoiador e ganhe uma foto de bike + imã clicando aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s